Modelo de Currículo Pronto – Dicas de preenchimento



     

Para aqueles que se perguntam como fazer um currículo vamos dar dicas de um modelo pronto, ou seja, currículo pronto para preencher. Há muitos modelos de currículo e todos os bons têm em comum a estrutura simples de organização.

Um bom currículo é dividido em partes como cabeçalho ou topo, objetivo, formação, experiência profissional, qualificações e atividades profissionais e informações adicionais.

A Primeira dica de ouro de como fazer um currículo é: procure organizar estas informações em uma única página.

Começando o currículo pronto para preencher, no inicio da página deve constar suas informações pessoais. Você pode seguir esta ordem: seu nome completo (numa fonte maior que a do resto do texto), nacionalidade, estado civil, idade (podem estar na mesma linha separados por vírgula), endereço, telefone e e-mail (os dois últimos também podem estar na mesma linha).

A seguir vem o objetivo, ou seja, o cargo pretendido. Coloque o título (objetivo) numa linha em caixa alta e abaixo a pretensão de cargo. Logo abaixo virá formação, também coloque o título (Formação) em caixa alta e abaixo a lista de formações acadêmicas, em ordem cronológica inversa, não precisa contar toda sua vida acadêmica, apenas as últimas realizações.

Depois virá o espaço de experiência profissional, coloque o título e abaixo liste as experiências mais relevantes para a vaga que você almeja. É importante que você não faça simplesmente uma lista, mas mencione metas atingidas, qualidades desenvolvidas e o que mais achar que é positivo para você.

Logo abaixo no seu modelo de currículo pronto deverá constar qualificações e atividades profissionais, coloque o título como os demais, e liste cursos que você tenha concluído e que sejam relevantes para a vaga em disputa. Você pode incluir outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira, como ter morado no exterior, por exemplo.

A sessão de informações adicionais é opcional, você pode mencionar prêmios conquistados, entre outras atividades, mas cuidado para não acrescentar dados irrelevantes.

Por Adriana do Nascimento



Um comentário em “Modelo de Currículo Pronto – Dicas de preenchimento