Vantagens de fazer estágio



     

Uma ótima oportunidade para pessoas que estão estudando o Ensino Médio ou Ensino Superior que querem entrar para o mercado de trabalho é começar com um estágio.

O que é um estágio?

Estágio é uma forma de você ingressar no mercado de trabalho em que não é exigido algum tipo de conhecimento, pois ao decorrer do seu estágio você irá aprender  e ainda será remunerado por isso.

Antigamente os estagiários não tinham direito a férias e os horários eram de períodos integrais, hoje em dia com o surgimento da nova lei todas essas regras foram alteradas pois o estagiário deverá prestar serviços por um período de 6 horas diárias sendo 30 horas semanais, e também terá direito a um período de recesso remunerado.

Hoje em dia muitas empresas buscam dar oportunidades aos estagiários, pois além do custo para mantê-los ser menor, o bom é que se o estagiário for esforçado e mostrar a diferença na empresa, ao decorrer no final do estágio ele poderá ser contratado pela empresa.

O estágio é um contrato firmado entre a agência e a empresa, e para quem busca fazer estágios saiba que não terá vínculos empregatícios, podendo a empresa encerrar o contrato em qualquer período sem que haja despesa, e isso é um risco que o estagiário irá correr.

Também existem várias formas para quem quer fazer estágios, pois existem também estágios em empresas públicas, que precisam primeiramente passar por um concurso e ser aprovado antes de ser admitido pela empresa, por exemplo, na Sabesp, CETESB, etc. Essas empresas ao abrir uma vaga, publicam nos sites de concursos, jornais, etc. O interessado deverá fazer a sua inscrição, pagando uma taxa para efetivação da participação.

Nesses estágios de empresas públicos o risco do contrato ser encerrado antes do vencimento é mínimo.

Geralmente o tempo de estágio é durante os estudos, e o contrato pode ser de 1 ano e prorrogado no máximo até 2 anos em uma empresa. Se você está estudando no ensino médio e ao terminar começa os estudos em um ensino superior, você poderá novamente fazer novos estágios, mas lembrando que em cada empresa por um período de até dois anos, ou mais se for efetivado pela empresa.

Por Elaine de Oliveira