Dicas para ir bem no estágio



     

Programas de estágio representam uma boa oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Além de agregar ao currículo do participante mais experiência e qualificação e isso quando não falamos de um estágio em uma grande empresa que, entre outras coisas, pode oferecer aos participantes crescimento profissional.

De qualquer forma, desempenhar bem todas as etapas do estágio pode contribuir para “encurtar” o caminho rumo a uma posição de destaque. Não são poucas as empresas onde seus atuais gerentes e supervisores, dentre outras posições que exigem capacidade do profissional, ingressaram na mesma, em algum tipo de programa de estágio.

Abaixo listamos algumas dicas para essa classe de profissionais que nunca sai de moda nas empresas, sejam elas grandes ou pequenas:

1- Motivação e Colaboração

Uma imagem interessante de se fazer ao se ingressar em algum programa de estágio é a seguinte: imagine que aquela fase é apenas o início de uma escalada para alcançar seus objetivos. Ou seja, quanto melhor se sair nela mais rápido poderá subir.

O ideal  é estender essa motivação de um primeiro momento para um longo período e juntar a ela a colaboração. Esteja cada vez mais disposto a trabalhar e mostre isso.

Fique por dentro dos assuntos que dizem respeito a empresa e mostre o que você pode fazer para contribuir com a situação. Um detalhe interessante é que se deve muito prestar atenção é se a colaboração em alguns momento não se torna intromissão. O que de fato é ponto negativo.

2- Use o que você aprendeu na faculdade

Depois de tantos anos estudando temas que poucas vezes são possíveis de se conhecer na prática, um estágio, ao contrário do ambiente da faculdade, possibilita aos profissionais que mostre o que de fato aprendeu.

Procure identificar os pontos em que aquilo aprendido na faculdade poderá ajudar. Não é segredo para ninguém que em diversas áreas há de certa forma um abismo entre o que se viu na faculdade e o que realmente ocorre na prática. Entender como tudo funciona já no estágio evita possíveis problemas no futuro.

3- Aprenda o que for possível

Como tudo mundo sabe os estágios tem início e fim. E, ao final do programa, nem todos os estagiários são efetivados na empresa. Por isso, o melhor a se fazer para aproveitar a oportunidade é saber como ganhar conhecimento durante a participação do mesmo.

Isso quer dizer encontrar quais pessoas podem dar uma orientação melhor sobre sua função e até mesmo sobre o futuro. É interessante aproveitar o conhecimento dos outros para aprimorar o próprio. Mais ou menos é algo do tipo “saber ouvir mais do que falar e falar na hora em que for ouvido”.

Por Denisson Soares