Importância do estágio na vida profissional



     

O estágio é indispensável para diferentes cursos, em alguns deles ainda é obrigatório. Nele, o estudante pode colocar em prática o que tem estudado, além de estar se posicionando no mercado de trabalho. Nesse período é possível aprender e em alguns casos ser efetivado, levando sempre em consideração o esforço e atividades desempenhadas. Daí vem a importância de se realizar um bom estágio e não escolher o primeiro que vier. Saiba mais sobre como escolher onde irá dar seus primeiros passos para se tornar um profissional.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é a área de atuação. Geralmente quem inicia na faculdade e quer começar pelo primeiro semestre pode não ter a experiência necessária. Por isso, algumas empresas querem alunos cursando a partir do segundo ou semestre superior. Mas não é por isso que não se pode começar por um que esteja em uma área de atuação um pouco diferente. Toda experiência é válida se o estagiário tiver responsabilidade, entretanto se quiser realmente atuar na área desejada, poderá esperar um pouco mais.  

O estagiário pode levar em consideração o valor da bolsa-auxílio, que em alguns casos pode ser maior, dependendo da carga horária e o setor, contudo é preciso avaliar se a área se adéqua às suas perspectivas. Cada empresa oferece oportunidades e valores, além de benefícios e possibilidade de efetivação. Leve tudo isso em consideração na hora de escolher e lembre-se que você tem tempo para errar, se o estágio não for adequado, pense que haverá outros. Pense bem na escolha, mas se for começar o estágio, dê o seu melhor. Fazer corpo mole ou não atuar de forma séria pode queimar o filme.

Quando for atrás de um estágio, busque os institutos sérios, que fazem a mediação entre o estagiário e a empresa. Pesquise bem sobre a empresa a fim de saber sobre sua reputação e se vale a pena assumir a vaga.

Por Robson Quirino de Moraes