Diferenças entre o estágio obrigatório e estágio extracurricular



     

Um estágio é necessário para complementar a carreira acadêmica de forma prática, preparando o estudante para o mercado de trabalho. Dependendo da área,  ele se torna obrigatório, mas em outros casos ele é uma ferramenta que ajuda na aprendizagem e acrescenta o currículo,  apenas.

Mas, qual é o melhor momento de se procurar um estágio universitário, por exemplo? Na verdade, para a maioria das graduações, como o estágio não é obrigatório, o estudante tem o livre arbítrio de querer ou não fazer um estágio. Nesse caso ele pode procurar um em qualquer período. 

Já em graduações com mais de quatro anos de duração, é necessário que o estudante faça o estágio obrigatório dentro da instituição delegada pela universidade (este tipo de estágio é chamado de 'estágio obrigatório'), mas isso não o impede também de querer fazer um outro estágio,  o então chamado 'estágio fora de campus' ou 'estágio extracurricular'.

Estudantes do ensino médio também podem procurar um estágio. Hoje em dia há diversas empresas no mercado que oferecem programas para jovens talentos em diversas modalidades, além de instituições e centros de apoio com processos seletivos voltados exclusivamente a jovens em busca de primeira oportunidade de trabalho. 

No caso do estudante universitário encontrar um estágio, o melhor a fazer é comunicar imediatamente a universidade e se informar se aquele estágio é válido para o curso que está fazendo. Vale lembrar que alguns estágios universitários só serão aceitos se forem supervisionados, mesmo sendo extracurricular.

Normalmente, o correto é se informar com a coordenadoria do curso. Dependendo da atividade, o estágio extracurricular pode diminuir as horas no estágio obrigatório. 

Outro fator importante para se pensar é que nem sempre um estágio é remunerado, por isso, é preciso que o estudante esteja certo se é isso mesmo que ele quer. Se ele tiver certeza de que quer um estágio como experiência pessoal e profissional para sua formação, então com certeza isso não será um problema.

Por Daniela Almeida da Silva