Vantagens de realizar um Estágio



     

Ao iniciar um curso universitário, há diversas dúvidas na mente dos calouros: como vai ser o curso? Quais disciplinas são mais atrativas para o seu futuro profissional? Como estruturar o curso para que ele se direcione para a área na qual o estudante deseja atuar? Enfim, a insegurança é algo corriqueiro na vida dos novos estudantes universitários.

Ao longo da carreira aparecerão outras como, por exemplo, decidir se vai estagiar ou não. Normalmente a decisão de fazer um estágio não parece tão atrativa, isso porque no nosso país muitas empresas convocam estagiários em lugar de força de trabalho, principalmente pelo fato de ser mais barato cumprir um contrato de estágio do que pagar todos os direitos de trabalhadores seguindo o regime CLT, assim muitos estudantes acreditam que as tarefas que realizarão no seu período de estágio podem não ser especificamente dirigidas à sua área de estudo.

No entanto, estagiar é muito importante para a vida profissional do estudante, no futuro será um valioso instrumento para atuar na área de formação. O jovem deve pensar que todas as atividades e tarefas que vierem a realizar nessa etapa profissional serão refletidas no seu futuro profissional. O estágio pode ser o primeiro passo para alcançar uma carreira de sucesso, pode ser a primeira etapa dentro de uma boa organização, por isso é necessário que o estudante escolha bem a vaga de estágio que deseja concorrer.

Para escolher a melhor oportunidade, o jovem precisa investigar quais atividades serão solicitadas e de preferência saber qual é a empresa que está selecionando estudantes.

Logo depois de ser aprovado no processo seletivo de estagiários, o estudante começará a conviver com pessoas formadas, assim ele vai conhecendo e tendo contato com as funções dos profissionais da sua área antes mesmo de entrar no mercado de trabalho.

Outra vantagem de aceitar um contrato de estágio é a possibilidade de estar próximo dos processos seletivos, desta forma, você poderá aprender a como montar um currículo que seja efetivo e que chame a atenção.

Se você tiver a chance de estagiar, não jogue fora essa oportunidade, aproveite ao máximo a experiência, ela será decisiva para o seu futuro profissional.

Por Melina Menezes