Programa de Estágio aberto na Prefeitura de Curitiba (PR)



     

Entrar pela primeira vez em um ambiente profissional, certamente dá um certo temor nos jovens que estão iniciando suas carreiras profissionais.

Hoje, com certeza, temos muito mais facilidade que antigamente, onde poucas opções de se iniciar na carreira profissional mais tranquilamente eram mais difíceis. Os novatos eram contratados e cobrados como qualquer funcionário. Parecia que tinham a obrigação de saber a função para a qual foram selecionados. Tinha sorte aquele que encontrasse um funcionário mais experiente com vontade e disposição de ensinar. Aí ficava mais fácil um pouco.

Hoje, temos inúmeros meios de se iniciar no mercado de trabalho. São muitos os projetos que beneficiam os jovens em início de carreira. Os governos (federal, estadual e municipal) sempre têm programas de estágio que contemplam que estuda e quer aprender uma profissão.

O CIEE sempre tem boas opções e faz essa integração. E existem escritórios do CIEE pelo país inteiro. O jovem além de prosseguir com seus estudos, ainda vai passar um período em alguma empresa aprendendo, moldando suas habilidades profissionais.

A Prefeitura de Curitiba (PR), por exemplo, oferece um sólido programa de estágio, dentro das próprias repartições da instituição. Dentro do estágio, o jovem desenvolverá habilidades, como o trabalho em equipe, aprenderá gradualmente a desenvolver a liderança e com certeza inúmeros processos do dia a dia de trabalho que somente se aprende na prática.

Os jovens, dentro do programa oferecido pela Prefeitura de Curitiba, podem realizar estágio dentro das áreas de cultura, esporte, lazer, administração, educação, meio ambiente, direito, ação social, obras públicas, recursos humanos e muitos outros setores. Para participar o jovem deve ter no mínimo 16 anos completos, possui carteira de identidade e CPF.

Os interessados devem procurar a Prefeitura, ou realizar o cadastro no site www.curitiba.pr.gov.br, procurando o item Imap – responsável pela seleção dos programas de estágio.

Vale a pena se cadastrar em um programa de estágio. Quanto antes melhor. 

Por Luciana Viturino