Dicas de como se comportar no primeiro dia de estágio



     

O primeiro dia de estágio é muito importante para o profissional, por isso pode-se seguir algumas dicas para se dar bem.

Está preparado para começar o seu primeiro dia no estágio? Como está encarando o desafio? A fase de início pode ser marcada por ansiedade, nervosismo e tensão diante de tantas novidades. É normal os estudantes ficarem com medo de cometerem erros, por exemplo.

Que tal conferir algumas dicas de como encarar o seu primeiro dia de estágio?

Na primeira semana, o estudante ainda está conhecendo a empresa e se adaptando ao ambiente de trabalho. Assim, no primeiro dia ele conhece a equipe, os procedimentos, a rotina, ou seja, a estrutura da Organização. Portanto, é fundamental que o estagiário preste atenção nas instruções fornecidas pelo gestor ou pela equipe de trabalho. Cada detalhe é fundamental e pode fazer a diferença para o aprendizado.

Desta forma, o estagiário pode levar um bloco para anotar as atividades ou mesmo ler algum material de consulta, para executar a tarefa. Além disso, é normal que no primeiro dia o estudante tenha várias dúvidas. Neste sentido, ele deve perguntar e não ter medo de fazer questionamento. O gestor espera que o estudante tenha dúvidas e interesse no trabalho desenvolvido pela Instituição.

No primeiro dia, não seja grosseiro com as pessoas. Tenha o hábito de escutar e saber conversar com os integrantes da empresa. Cumprimente a todos, despeça-se e mantenha a educação, porque a primeira impressão é a que fica. Se for solicitada alguma tarefa que não saiba executar ou não goste, simplesmente, fale e converse sobre a situação. Nem pense em fechar a cara e ficar mal humorado, por exemplo.

Errar também faz parte do aprendizado de todo o profissional. O estagiário deve assumir a responsabilidade pelos seus erros e procurar entender o motivo e crescer com eles. Desta forma, não fique se culpando porque errou. Aproveite a oportunidade para crescer e se desenvolver profissionalmente.

Como foi o seu primeiro dia no estágio? Conte para a gente!