Estágio – Dicas e Dúvidas para Quem vai Começar a Estagiar



     

Confira aqui algumas dicas para você que está começando a estagiar agora.

Quando estamos no início da carreira, é normal termos diversas dúvidas sobre como agir em um ambiente empresarial, como falar e quais as escolhas corretas que devemos tomar. Essa etapa é composta por entusiasmo e receio, pois com ela vêm desafios que contribuem no nosso crescimento profissional.

Todos os universitários almejam usufruir o máximo do curso, porém, ter uma experiência profissional é muito importante, porque estará colocando em prática todo o aprendizado adquirido na universidade. A sugestão é que comece o mais rápido possível um estágio, caso não consiga o estágio o quanto antes, é importante investir em atividades extracurriculares, palestras, cursos e projetos de freelancer.

Ao conseguir uma oportunidade de estágio, vários critérios devem ser analisados, como: o aprendizado que será obtido, o networking e se o trabalho enriquecerá o currículo.

Confira abaixo alguns conselhos para quem está começando a estagiar agora:

1. Direitos do Estagiário

Durante o estágio, o estudante possui o direito de seguro de vida, auxílio-transporte, férias remunerada, bolsa-auxílio para os casos em que o estágio não é obrigatório e no tempo de provas é permitido que o estudante trabalhe somente meio período.

2. Visual no Ambiente Empresarial

O estudante deve sempre optar por um visual básico, mas elegante. É importante observar os colegas de trabalho, normalmente as empresas permitem roupa informal somente na sexta-feira. Entretanto, não pode ser informal demais, pois parecerá desleixo.

3. Comunicação com o Chefe

Ao ingressar na empresa, o estudante deve utilizar os primeiros dias para tirar dúvidas com o chefe. Prestar atenção nas explicações das tarefas que serão passadas e perguntar o mais rápido possível qualquer dúvida que tiver, deixar para depois pode ser prejudicial na avaliação do desempenho.

4. Tempo ideal para permanecer em um Estágio

É recomendado que o estudante permaneça entre 6 meses a um ano em cada empresa, assim ele terá a oportunidade de conhecer várias áreas que envolve a profissão escolhida. Na opinião de muitos, ter somente uma experiência como estagiário deixa o currículo pobre. Porém, se o estudante deseja seguir naquele setor que está atuando e naquela empresa, ele pode seguir em frente com a sua opinião.

5. Administrar o tempo

Conciliar trabalhos universitários e provas com o estágio não é fácil, o estudante deve organizar-se, saber separar seu tempo entre as obrigações no ambiente empresarial e as obrigações no ambiente universitário. A pessoa que consegue cumprir todas as tarefas e terminar no prazo está bem preparada para a vida profissional.

Aline Aparecida Feitosa Dias