Dicas para Conseguir uma Vaga de Estágio



     

Confira aqui algumas dicas de como conseguir uma vaga de estágio.

É muito difícil hoje em dia no cenário brasileiro uma pessoa não estar atrás de emprego. Para os estudantes do ensino superior essa situação se agrava, pois além de não ter tempo para estudar, raramente alguém contrata um estudante atarefado, mas existe uma modalidade de contratação chamada “estágio”, que consiste em agregar horas a seu barema curricular, além de lhe proporcionar um emprego com uma jornada de trabalho mais curta e com uma remuneração muitas vezes até alta. Confira abaixo então algumas dicas para conquistar sua vaga como estagiário:

1 – Cuidado com a Sua Roupa

Muita gente se ilude indo para uma entrevista de estágio aplicando para uma vaga de Office Boy com um paletó completo. Outras pessoas vão para entrevista de assistente administrativo com um short e camiseta. Não há uma receita certa, mas tem alguns conceitos que você deve analisar.

Não use brincos, piercings, alargadores, bonés, camisas com estampas provocativas ou com algum tipo de apelo e se tiver tatuagem cubra-a com a camisa ou a deixe fora de vista. Não é para mentir quem você é ou agir com falsidade, aconselho caso faça uso de algum item acima comentar com o contratador, pois eles gostam de honestidade.

Crie uma imagem positiva, mas não vá vestido como se fosse comprar a empresa, vá de uma forma casual, mas pronto para mostrar que tem compromisso e é organizado. Vá com uma camisa social, preferencialmente de manga comprida. Calça social ou jeans, desde que sejam apropriadas (sem rasgados ou muitas ‘firulas’). Sapato social ou sapa tênis de preferência.

2 – Comportamento é Tudo

Para a sua imagem causar uma boa impressão desde o começo primeiramente, seja educado! Não falo para ser educado na entrevista, mas tenha um cunho educado. Basicamente, comece a ser educado. Isso é essencial para uma futura efetivação ou até mesmo para a própria contratação do estagiário.

Nunca use gírias durante uma entrevista, seja formal, mas descontraído e sinta-se a vontade. Para uma boa oralidade pratique na frente do espelho, pode parecer engraçado, mas funciona. Você vai acabar se habituando a situação criando diferentes cenários em sua cabeça e usando de uma vernácula (língua portuguesa culta), que irá fazer eles se atraiam pela sua personalidade.

Mostre interesse pela empresa, pergunte sobre possibilidades de intercâmbios ou viagens. Dê a entender que você quer ser contratado, como se precisasse trabalhar lá, mas não demonstre desespero.

3 – Tenha um Bom Currículo

Às vezes você pode se desanimar de candidatar a uma vaga de emprego por não ter experiência ou cursos, mas a coisa mais simples do mundo é reverter essa situação. Quando você está sendo entrevistado para uma vaga de estágio o que conta não é a sua experiência, mas sim o seu conhecimento e para não deixar seu currículo em branco já que não possui cursos recomendo acessar esse SITE. Nele você faz cursos online inteiramente de graça e ainda recebe certificado. É de suma importância que você dedique uma parte de seu tempo para aperfeiçoar seu currículo, pois ninguém quer contratar uma pessoa que não sabe fazer e ainda nunca fez. Por isso vale a pena ficar de olho na internet, faça dela uma aliada para turbinar seu “CV”.

Essas foram algumas dicas simples, mas essenciais para quem procura um estágio. Lembre-se sempre de saber sobre a empresa que está tentando se candidatar. Isso mostra interesse e eu garanto, o contratante sabe reconhecer isso.

Wendel Dias Quaresma