Currículo bem estruturado auxilia na conquista de um emprego




O surgimento do Ano Novo representa, para alguns, a passagem de um ciclo a outro. Essa ocorre por meio de rituais (flores no mar, pular sete ondas com o pé direito, beber champanhe) que deixam uma sensação de bem-estar e de controle sobre o tempo, o próprio destino. E, naturalmente, em meio a estes ritos, encontra-se o desejo de que com o Novo Ano surjam coisas boas, como um emprego, ou uma promoção.

De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT) e a BBC Brasil, o país permanecerá com desemprego acima da média global até 2016. A taxa poderá diminuir neste ano para 6,6%, e ficará com 6,5% em 2015 e 2016, sendo que o índice global de desemprego deverá ser em média de 6,1% entre 2014 e 2016 (para mais detalhes, acesse aqui). Então, nada melhor do que garantir uma vaga, não?


Documento de cunho histórico – que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica do candidato, bem como suas experiências profissionais – o currículo, quando bem estruturado, pode fazer toda a diferença na disputa por uma oportunidade de emprego. Clareza e boa formatação, assim como pormenores, são observados por empresas em busca de novos funcionários. 

Um currículo de uma ou duas páginas pode levar ao cargo tão ansiado. Basta que as informações principais do percurso profissional estejam postas, e concordem, é óbvio, com a vaga pretendida. Deve-se ser objetivo em sua construção, para que não sejam especificadas informações desnecessárias. Aprenda a fazer um bom currículo.

Para aqueles que nunca trabalharam, não é preciso especificar experiência. O interessante é mostrar foco na carreira e vontade de trabalhar. E, é claro, nada de invenções, ok? É preciso focar em algo que se tenha certa vivência, como os estudos. Ser honesto é uma boa forma de chamar a atenção. Veja como montar um currículo para conseguir o primeiro emprego.


Por Juciane Santana