Pesquisa da ABRH-RS revela que 61% dos Estagiários são Efetivados





6 em cada 10 estagiários gaúchos acabam sendo efetivados. A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS) divulgou, no começo da semana, os dados de um levantamento feito com 3.000 estagiários, em 800 empresas de pequeno, médio e grande porte do Estado gaúcho.

Os dados divulgados pela ABRH-RS mostram que 84% dos jovens que estagiam no setor de Serviços acabam sendo efetivados, seguidos por Comércio (9%) e Indústria (7%). Já a preferência das empresas é por estudantes de Administração, que detém 23,6% das vagas anunciadas, seguido por Engenharia (17,7%) e Ciências Jurídicas e Sociais (9,2%).




No quesito salário, para estudantes do Ensino Superior, há uma enorme discrepância: o valor pago pelas empresas para os estagiários varia de R$ 1,25 a R$ 10,20 por hora trabalhada. De acordo com Flávia Pereira, diretora do sistema de remuneração da ABRH-RS, “As bolsas pagas pelas empresas são um reflexo da remuneração paga aos profissionais que já estão no mercado de trabalho”.

A efetivação de estagiários é uma realidade crescente, tendo em vista que as empresas buscam esses profissionais sem experiência para poder treiná-los, afim de que, quando o contrato acabar, ele já tenha conhecimento do processo e assuma uma vaga onde seria necessária alguma experiência. Antigamente, estagiário era sinônimo de mão de obra barata, hoje, são uma aposta, tendo em vista a falta de profissionais qualificados no mercado.


Por Rodrigo Alves de Oliveira