Dicas de como encontrar um bom estágio



Está pensando em arranjar uma vaga de estágio? Se a resposta for positiva, você precisará de alguns toques para que sua experiência seja frutífera e comece a sua trajetória profissional com o pé direito.

Começar numa organização ocupando uma vaga de estágio, nem sempre pode ser a porta aberta para um futuro promissor, o sucesso na carreira dependerá das suas atitudes. A decisão de iniciar um estágio nos primeiros semestres do curso de formação superior pode ajudar a aumentar as chances de uma trajetória profissional dentro de uma empresa, no entanto, esse plano de carreira deverá ser cultivado degrau por degrau e sem pressa. O problema é que muitos jovens buscam afoitos por uma oportunidade e nem sempre essa poderá ser a melhor escolha.



A grande maioria dos jovens não busca informações sobre as empresas onde pretendem estagiar, assim, ficam sem saber se essa é uma boa organização para iniciar o desenvolvimento da carreira. Uma dúvida que assola os iniciantes é a de como achar a “boa empresa”. Não há uma regra. A máxima “Cada um sabe de sí” se aplica aqui também, isto é, a empresa boa para você é aquela que tem valores e objetivos semelhantes aos que você possui. Entende-se então que a experiência na área de formação é imprescindível desde que ela lhe leve para onde você quer mesmo ir.

Prepare-se, pois agora serão citados alguns pontos para que a sua experiência de estágio seja gratificante e lhe dê bons resultados.



Não envie currículo para vagas que não tem nada a ver com você e com a sua área de conhecimento. Ser criterioso é uma virtude! Não procure por oportunidades que estejam longe dos objetivos que você deseja atingir durante a sua empreitada de estagiário. 

No momento que estiver cara a cara com o gestor de recursos humanos, pergunte-lhe se o gestor do setor onde você irá estagiar é um bom líder e orientador. Nada mais frustrante que ser deixado de lado, ignorado durante o estágio, afinal, você está ali para aprender e sozinho não conseguirá chegar a nenhum lugar.

Outro recurso que deve ser explorado com ímpeto é falar com os colaboradores da organização. Muitos até podem ocultar informações ou “tapar o sol com a peneira”, mas a maior parte poderá lhe dar dicas e dar a conhecer o cotidiano da empresa.

Utilizando estas dicas, você conseguirá escolher melhor quais oportunidades são para o seu perfil e quais não.

Por Melina Menezes

Leia também:  IEL oferece 230 Vagas de Estágio em Santa Catarina

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *