Dicas de como ser efetivado após o período de estágio





Algumas atitudes podem aumentar as chances de efetivação após o término do contrato de estágio.

O estágio é uma excelente oportunidade para que o estudante permaneça na empresa após o término do contrato. Para isso, veremos aqui algumas características que poderão aumentar suas chances de efetivação.

  • Como em qualquer outra situação de trabalho o estudante deve procurar aprender e se aperfeiçoar sobre o serviço que está realizando. Unir sempre os conhecimentos acadêmicos com sua prática diária.
  • Mostre-se interessado em aprender tudo que se refere ao setor no qual você se encontra. Não caia nessa de fazer sempre menos, ou se limitar somente ao que é mandado. Faça sempre mais e melhor.
  • O candidato que quer permanecer no local onde faz estágio deve agir como tal, dar opiniões e sugestões em todo o processo.
  • As relações pessoais também são muito importantes, procure sempre ser educado e prestativo.
  • Leve sempre novidades e apresente ideias novas com relação ao que você tem aprendido no curso que está fazendo. Qualquer área está sempre em constante mudança, quem está estudando tem mais vantagem em saber todas as propostas que têm saído no mercado, muitas vezes sobre outros funcionários que não estão se reciclando constantemente.
  • Deixe claro nas reuniões ou nos momentos de avaliação que você tem interesse de ser contratado pela empresa. Se você não disser, não poderão saber das suas intenções.

O bom trabalho tem portas abertas, mas o excelente tem portas escancaradas. Lembre-se disso sempre.




O candidato também deve se informar previamente se a empresa para a qual está pleiteando a vaga oferece oportunidades de contratação após o estágio. Pois, principalmente as instituições públicas só permitem contratação após processo seletivo ou concurso público. Algumas empresas privadas também dão prioridade somente para o estagiário e não oferecem oportunidades de efetivação. É importante analisar anteriormente suas escolhas, quando o objetivo é ser contratado como efetivo da empresa. Mas, mesmo se você não for permanecer na empresa na qual está estagiando as dicas acima são importantes, pois trarão boas referências para qualquer empresa onde você for.

Por Regiane Daniele de Jesus