Funai abre Vagas de Estágio



  

Funai oferta vagas de estágio para diversos cursos. Confira como participar.

A edição do dia 29 de agosto de 2017 do Diário Oficial da União trouxe uma super novidade da Fundação Nacional do Índio, a Funai. Trata-se da abertura das inscrições para o processo seletivo que é destinado ao preenchimento de diversas vagas e para realização de cadastro reserva para estágios remunerados em suas diferentes unidades. E o melhor de tudo é que há oportunidades para várias áreas de conhecimento.

Se você ficou interessado e quer saber mais, nós te damos diversas dicas sobre a seleção. Vamos a elas.

Quais os Estados que englobam as oportunidades?

Os Estados para os quais são destinadas as oportunidades são os seguintes: Alagoas, Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Tocantins, São Paulo e Rondônia.

Quais as vagas disponíveis?

Há vagas tanto para pessoas com nível superior como em nível médio. Para a primeira citada, portanto, há as oportunidades para os cursos de: Secretariado Executivo, Sistemas de Informação, Serviço Social, Design de Ambientes, Recursos Humanos, Engenharia Civil, Geografia, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, História, Gestão Pública, Administração, Museologia, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Arquivologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Direito.

Já em nível médio completo, os cursos para os participantes são: técnico em Administração, técnico em Informática, técnico em Agropecuária, técnico em Meio Ambiente, técnico em Secretariado, técnico em Recursos Humanos e Ensino Médio Regular.

Quais são os pré-requisitos para os participantes?

Há alguns pré-requisitos que precisam ser atendidos pelos que quiserem se inscrever. Em primeiro lugar, os alunos precisam ter idade mínima de 16 anos e disponibilidade para a realização de estágio por um tempo de, pelo menos, seis meses.

Esses devem estar matriculados e frequentando cursos de nível médio ou nível superior nas instituições de ensino que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Quem estiver cursando o último ano ou último semestre em 2017, não está apto para participar.

Como faço para me inscrever?




Quem quiser se inscrever, pode fazê-lo exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.superestagios.com.br. O período de inscrição inicia às 10h desta sexta-feira, dia 1º de setembro, seguindo até o prazo final de 25 de setembro, às 16h, no horário de Brasília.

Quais as etapas para a seleção dos estagiários da Funai?

Além da inscrição, já citada anteriormente, há ainda diversas outras etapas que englobam o processo para a seleção dos estagiários da Funai. Sendo assim, logo que efetivada a participação via internet para o local e vaga pretendida, o candidato já poderá iniciar imediatamente a fase seguinte, que diz respeito à prova on-line. Essa é de caráter classificatório e também eliminatório, composta de um total de trinta questões. Sua conclusão deve ocorrer até o dia 25 de setembro de 2017, às 18h.

Se algum candidato deixar de realizar o exame, esse será automaticamente desclassificado. Portanto, fique ligado.

Quais os benefícios que o estagiário da Funai receberá?

Os estudantes que forem selecionados para o estágio, receberão uma bolsa que varia dependendo do cargo pretendido, podendo ser essa de R$ 203 até R$ 520. As jornadas de trabalho são de quatro ou de seis horas por dia, nos períodos tanto vespertinos como matutinos.

Validades do certame

A validade do processo seletivo de estagiários da Finai é de um ano, sendo considerado esse a partir da homologação do seu resultado final. O mesmo pode ainda ser prorrogado ou não, ficando unicamente a critério da Fundação.

O período para a realização do estágio, todavia, não será superior aos dois anos. Porém, há exceções para aqueles candidatos que se enquadram em itens especiais. Para saber mais sobre isso, basta acessar o edital de abertura do certame, disponível no mesmo site divulgado para as inscrições.

Além disso, no mesmo endereço eletrônico há as unidades em todo o país em que serão ofertadas as oportunidades do processo.

Por Kellen Kunz