Como se Comportar na Entrevista de Emprego

Confira aqui algumas dicas de como agir durante uma entrevista de emprego.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e, portanto, é muito importante encontrar uma maneira de se destacar durante as entrevistas. Afinal, as empresas estão adotando critérios de seleção cada vez mais rigorosos e processos seletivos que têm como objetivo filtrar os candidatos, garantindo que estes tenham o perfil mais adequado possível para as vagas.

Portanto, muitas pessoas acabam se sentindo intimidadas diante de situações como entrevistas de emprego. Além disso, se torna absurdamente mais difícil chegar a ser chamado para uma dessas. Logo, quem consegue quer fazer de tudo para impressionar os recrutadores e garantir que a oportunidade será aproveitada.

Porém, mesmo depois de fazer uma revisão cuidadosa dos seus currículos e de estudar as empresas nas quais pretendem se candidatar as vagas, algumas pessoas ainda se sentem inseguras e acabam não se saindo bem devido à própria pressão que colocam na situação por não saber se comportar adequadamente durante uma entrevista de emprego.

De acordo com Celson Hupfer, doutor em psicologia social, as entrevistas de emprego são bem menos misteriosas do que as pessoas tendem a pensar. Apesar disso, essa etapa costuma ser a mais importante de um processo seletivo, motivo exato porque os nervos acabam tomando conta de uma série de candidatos.

Assim, a primeira dica para se sair bem em uma entrevista de emprego é procurar agir com naturalidade, se comportando exatamente da mesma maneira do que em qualquer outra situação social. Porém, as pessoas precisam ficar atentas à sua forma de se expressar, garantindo que não vão usar gírias ou uma maneira de se comunicar que não seja adequada ao ambiente de uma empresa.

Leia também:  Empresas abrem vagas de estágio para Nerds

Além disso, existem algumas questões que podem acabar fazendo com que os recrutadores não considerem um candidato mesmo que ele possua um bom currículo e saiba se comunicar. Entre essas é preciso destacar a pontualidade. Portanto, independente de uma entrevista que acontece presencialmente ou online, é preciso que o candidato esteja no local indicado na hora indicada. No caso dos processos seletivos presenciais, procure fazer um planejamento no dia anterior para garantir que você não vai passar por atrasos. Isso deve ser feito levando em conta todos os imprevistos que podem ocorrer, como trânsito ruim no horário, por exemplo.

Lembre-se também que além da sua forma de falar, existem outros detalhes do seu comportamento que contribuem para a construção do seu modo de expressão. Entre eles, um que é bastante observado pelos profissionais é a capacidade de fazer contato visual. Isso funciona como uma via de mão dupla, porque ao mesmo tempo em que contribuiu para que o recrutador perceba a segurança do candidato, faz com que ele consiga firmar um vínculo. Logo, com essa conexão estabelecida, é mais fácil que o candidato fique na mente do responsável pela entrevista.

Outro ponto que é essencial para impressionar durante entrevistas de emprego é a sua capacidade de se manter atento. Procure fazer pequenos treinamentos de atenção para que nada tire o seu foco do que é verdadeiramente importante durante a conversa com o recrutador, não importa o quanto o que esteja acontecendo nos entornos seja atrativo.

Procure também eliminar as distrações que podem estar sendo levadas por você mesmo, como aparelhos celulares e relógios, que devem ser mantidos longe do alcance dos olhos para que você não acabe desviando o seu foco para notificações e perca algo importante que foi dito pelo recrutador. Além disso, procure não mascar chicletes ou chupar balas, visto que isso contribui para diminuir a capacidade de concentração.

Leia também:  Programa de Estágio Importante Consultoria 2015 - Inscrições

Por fim, vale mencionar a importância de se vestir adequadamente e de acordo com a postura esperada para um profissional da área que você pretende atuar.

Amanda Guimarães Faria

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.