Vale prepara Programa de Estágio 2019





Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2019.

Nova oportunidade de estágio de alta categoria está sendo aberta neste fim de primeiro semestre de 2019. Trata-se de novo programa profissionalizante da Vale, que é uma das maiores empresas no ramo de mineração em todo o mundo. O período de inscrição já está aberto e será realizado um processo de recrutamento destinado à contratação de um número de mais de 500 novos estagiários.

Este conjunto de postos de estágio será distribuído entre as seguintes unidades federativas do Brasil: Estado de Minas Gerais; Estado do Espírito Santo; Estado do Pará; Estado do Rio de Janeiro; Estado do Maranhão; no Estado da Bahia e no Distrito Federal.




Requisito básico: Todos os acadêmicos deverão fazer parte de cursos técnicos ou de cursos em nível superior, para estarem aptos a concorrer aos postos de estágio dentro das áreas corporativas; no setor de minas; setor de usinas; de portos e de ferrovias.

O período de inscrições se estenderá até o dia 31 deste mês de maio, e deverá ser efetuado via internet, por meio da seguinte página eletrônica: www.vale.com/estagio2019.


Os pré-requisitos adicionais, que tornam o candidato apto a estagiar na companhia Vale, são os seguintes:

Com relação ao posto de nível técnico, será obrigatório estar matriculado em instituição de ensino técnica; possuir formação na parte teórica e (ou) ainda não haver cumprido toda a carga horária imprescindível em estágio. Este programa profissionalizante constituirá um contrato de duração de um ano, precisamente.

Com relação aos acadêmicos que possuem graduação superior, será necessário apresentar uma declaração oficial da instituição universitária que autorize o mesmo aluno à realização deste período de estágio. Neste caso, o contrato de estágio terá duração máxima de dois anos.

Entre os benefícios estão os seguintes:

A Bolsa-auxílio, que está em plena compatibilidade com o mercado atual e com a lei federal. Esta mesma bolsa-auxílio, que representa o salário pago aos estagiários selecionados, está no valor de 1.375 reais. Este mesmo valor pode variar em conformidade com o curso e com a carga horária em cada função exercida.

Entre outros benefícios, a companhia Vale também garante o seguinte:

A devida assistência médica e um bom seguro de vida. Em todas as unidades em que a organização não dispõe do transporte oficial e de um restaurante local, todos os estagiários receberão o vale-transporte e o necessário auxílio-refeição. Esta é um das melhores oportunidades de estágio em aberto nesse ano. Apesar dos recentes transtornos, a companhia possui uma estrutura segura e ampla.

Este programa de estágio está organizado dentro de uma carga horária que compreende um regime de quatro a seis horas por dia, que vai depender das atividades e funções a serem desenvolvidas, dentro da cada setor e de cada profissão. Dentro deste programa, todos os acadêmicos estagiários da companhia Vale terão direito ao recesso remunerado na escala de 15 dias a cada seis meses, enquanto o contrato vigorar.

O itinerário do processo de recrutamento da companhia Vale é o seguinte:

Todo estudante interessado deverá preencher um formulário de inscrição, disponível no site da empresa, e cada participante deverá participar de uma prova via online. Todos os estudantes classificados serão conduzidos para as seguintes entrevistas e para os painéis, ao longo do mês de junho e do mês de julho, próximos.

A fase final, que se dará com a contratação, está agendada para efetivação entre os meses de agosto e setembro deste ano. Vale a pena consultar essas vagas na Vale.

Paulo Henrique dos Santos