Dicas para garantir o estágio





Segundo uma pesquisa realizada pela ABRES – Associação Brasileiro Estágios, estima-se que exista 1 milhão de estagiários no Brasil, número que tende a crescer depois da  aprovação da Lei 11.788. Em contrapartida, segundo pesquisas realizadas pelo Inep/MEC 2012, o total de alunos no ensino médio e no ensino superior ultrapassa a casa dos 6 milhões.

Tamanha desigualdade entre vagas de estágios e alunos aptos a ingressarem no mercado de trabalho torna o ambiente profissional muito acirrado. Para não marcar bobeira e ter sua efetivação garantida conheça abaixo duas super dicas:




1 – Saiba agir no seu primeiro dia na empresa:

Chegar no horário é uma obrigação para todo bom profissional, no entanto apenas ser pontual não basta para causar uma boa impressão no seu primeiro dia na empresa. Procure estar na empresa com 20 minutos de antecedência, estes minutos a mais serão úteis para que você conheça a empresa e seus colegas de profissão tranquilamente.


Seja agradável com todos na empresa, do faxineiro até o presidente. Para que os dias seguintes corram bem, também é interessante construir uma boa relação com seu encarregado direto, nada de "puxa saquismo", a ideia é ser prestativo e eficaz.

Via de regra seja verdadeiro e demonstre segurança ao cumprimentar e ao falar, tais atitudes são fundamentais para uma boa primeira impressão.

2 – Dicas para agradar o chefe:

Honestidade, respeitar horários, frequência constante com faltas justificadas, cumprir metas de trabalho e não procrastinar devem ser atitudes no cotidiano de todo profissional que busca destaque entre os demais de seu setor. Se tais atitudes forem seguidas à risca muito provavelmente seu encarregado ou chefe estará de olho em você. 

Por Fernando Fidelis Setoue