Empresas multinacionais e nacionais de grande porte, cada vez mais, optam por programas de estágios e trainees.
A principal diferença entre ambos é que o estágio deve fazer parte da formação acadêmica, pois, além de experiência, conta pontos para o curso. Já o trainee, é para quem já está formado, há no máximo, dois anos ou está para se formar. Na verdade, um candidato para ser trainee, já deve ter sido estagiário, por conta da faculdade.
Existem outras diferenças, como o salário e a carga horária. O estagiário trabalha cerca de 6 horas diárias. O salário é uma bolsa de estudos, pois o valor geralmente é próximo do que se paga de faculdade. Já o trainee trabalha 8 horas diárias e o salário é mais alto, em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 (de acordo com estudos da FGV).
O treinamento também é diferente. Os trainees recebem um treinamento diferenciado, pois estão sendo preparados para cargos de liderança. Normalmente, passam por várias áreas, para que tenham conhecimento de toda a empresa. Os estagiários não recebem um treinamento tão profundo e têm a sua atividade profissional mais voltada para o curso para onde devem levar relatórios. Esses relatórios devem conter determinadas informações, limitando a atividade do estagiário enquanto funcionário.
A duração do contrato de emprego do estagiário deve ser de no máximo dois anos. Já o de trainee, depende da necessidade da empresa. Trainees têm carteira assinada e programa de benefícios, já o estagiário, tem apenas salário e férias.
Independente das diferenças, existem vagas para as duas modalidades. Para estágio, provavelmente em murais distribuídos na própria faculdade. Já para trainees, existem muitas vagas em jornais ou sites de empregos, além é claro, do site da própria empresa contratante.
Você se enquadra em algum dos dois perfis? Candidate-se e dê uma guinada em sua carreira!
Por Aline Neves
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Sou profissional de RH e adorei a matéria! De forma fácil e com conteúdo, essa matéria me proporcionou uma visão macro dos temas trainee e estágio.
Muito bom!!