Importância do estágio no desenvolvimento profissional



Está concluindo a graduação? Pensa em mudar de ramos de atividade? Então fique atento a essas informações. Os estágios são uma forma excelente de alavancar o início de sua vida profissional.

Para quem pensa também em mudar completamente de área profissional os estágios são muito recomendados. Para você que cansou da sua profissão, que tem sentido que o seu trabalho não tem mais rendimento financeiro como antes, que acorda todas as manhãs para ir trabalhar e não sente mais prazer, sente-se desanimado, desmotivado.



É possível trabalhar com o que se gosta!

Na vida só realizamos bem feito atividades que nos dão prazer, quando chega um momento em que não sentimos mais empolgação, amor e entusiasmo com as atividades profissionais que desenvolvemos, é hora de repensar se devemos mesmo continuar seguindo o mesmo caminho ou parar e resgatar dentro de nós aquele sonho adormecido, aquela profissão que admiramos, aquele curso que não foi feito, etc.

Quando se toma a decisão de mudar de profissão, os estágios são bastante recomendados, afinal todo início é difícil. A inserção no mercado de trabalho é seletiva e precisamos estar aptos para conseguir boas contratações.



Se essa for realmente sua opção, busque na internet sites que recrutam especificamente estagiários, fique atento aos murais dos cursos nas faculdades, dos centros de educação, geralmente possuem muitas vagas divulgadas. E quando tiver a oportunidade de estagiar, aproveite o máximo que puder, pergunte, questione, leve situações aos professores/orientadores, retenha o máximo de conhecimento que puder, afinal, as empresas querem profissionais prontos, pois não tem tempo de formá-los.

E uma dica: Fuja de empresas que procuram contratar estagiários apenas para ter mão de obra barata. Infelizmente existem empresas que contratam estagiários não a fim de transmitir ensinamentos e sim, desvia completamente as funções dos mesmos, só para ter que gastar com um funcionário valor exigido pela Constituição. Por isso, fique atento!

Um estágio só tem eficácia no seu currículo se você realmente tiver a oportunidade de desenvolver funções que sejam pertinentes ao cargo pretendido.

Por Luciana Viturino