Programa de Estágio TRT-BA 2020 – Inscrições Abertas





Inscrições ara o Programa de Estágio TRT-BA 202 seguem abertas até o dia 19 de dezembro de 2019.

Novas oportunidades de futuros empregos estão sendo disponibilizadas nesse fim de ano de 2019. Trata-se, nesse caso, do novo Programa de Estágio do TRT-BA, edição de 2020. O período para cadastro de inscrições se estenderá, oficialmente, até o dia 19 deste mês de dezembro de 2019.

Em realidade, os responsáveis por esse novo programa estagiário decidiram fazer prorrogar o tempo de cadastro de inscrição, para conferir maior vantagem aos estudantes que, muitas vezes, não estão tão bem informados sobre as oportunidades existentes. O valor da bolsa-auxílio está em 841 reais.




O processo de seleção será realizado no início do próximo ano, consistindo em um caderno de prova na modalidade questões em múltipla escolha, que está marcada para ser ministrada no dia 26 do mês de janeiro de 2020.

Portanto, os gestores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região do Estado da Bahia, ou TRT/BA, estão ampliando o tempo para cadastro de inscrição nesse programa profissionalizante, que vai encaminhar estudantes para funções de estágio, com chances de efetivação.


Estão aptos para ingressar nesse processo todos os acadêmicos que estão cursando ensino superior na área de direito, sendo necessário que cada um comprove estar no 5° semestre de graduação. Não esqueça! Todos os acadêmicos interessados, que atingiram o quinto semestre de curso superior em Direito, deverão preencher a ficha cadastral no prazo máximo do dia 19 deste mês dezembro, por meio do site oficial da Idib.

O mesmo processo de seleção terá prazo de validade estipulado em até dezoito meses, com chances de ter prorrogação por um período equivalente. Todos os acadêmicos que passarem no teste serão conduzidos ao programa, no sentido de exercerem funções administrativas, na qualidade de estagiários, dentro de um regime de experiente que abrange 20 horas por semana. Como foi dito acima, o valor da bolsa-auxílio está em 841 reais. Todos os acadêmicos que foram contratados como estagiários vão atuar em vagas lotadas na cidade de Salvador, Capital, Estado da Bahia.

O que é ou quem é o estagiário?

Todo estagiário será sempre o profissional no começo de sua carreira, iniciando sua vida de trabalho. Estágio é uma palavra que expressa transição de uma condição para outra. Portanto, todo programa de estágio consiste em um processo profissionalizante, cuja meta é capacitar os estudantes para exercerem funções em futuros bons empregos.

Todo contrato de estágio se faz em caráter não empregatício, entre o acadêmico e o empregador, sendo intermediado pela instituição superior de ensino na qual o estudante atua. A própria universidade tem o dever de cuidar para que tudo funcione bem, e o contrato seja cumprido corretamente. Esse é o período de capacitação, treinamento, e formação profissional prática promovido pela companhia que promove um programa de estágio.

Essas parcerias são regidas pelo governo do Estado e o governo federal.

Portanto, seja estagiário, jovem aprendiz ou outra modalidade equivalente, trata-se de encaminhar os estudantes para futuros empregos, lhes dando as melhores condições de aprenderem a exercer uma função, ou funções, conforme a área. É a diferença entre o teórico e o empírico, sendo esse termo o que expressa a experiência por excelência. Todo bom professor universitário sabe que teoria sem prática se torna estéril. A um médico, por exemplo, não basta ler um imenso tratado de infectologia, ele precisa ter contato com o paciente que sofre de alguma doença.

Neste caso, os acadêmicos estagiários precisam ter contato com os processos e com os querelantes.

Por Paulo Henrique dos Santos

Estágio