Programa de Estágio DataLab 2019




Prazo de inscrição termina no dia 30 de novembro de 2019.

O laboratório de inovação DataLab, da Serasa Experian, está com as inscrições abertas voltadas ao SummerLab 2019, considerado um estágio de verão que dura três meses, destinados aos estudantes que se encontram regularmente matriculados, seja em cursos de graduação ou então de pós-graduação em universidades brasileiras. Os candidatos que se interessarem em participar deverão realizar suas inscrições até o prazo limite, sendo dia 30 de novembro, por meio deste link. O SummerLab 2019 irá ocorrer na cidade de São Paulo (SP), porém, podem se inscrever estudantes de qualquer lugar do país.

De acordo com a estagiária Carlla Martins, da última turma do referido programa e que está cursando Engenharia da Computação na UFAM, a Universidade Federal do Amazonas, suas férias foram mais divertidas e produtivas, ainda mais por ter ido fazer um estágio em outro estado, significando um grande crescimento pessoal e profissional para ela. Também disse que conheceu pessoas incríveis, aprendendo com todos ele e sendo presenteada por um desafio muito instigante.


Do mês de janeiro até março do próximo ano, os quatro estudantes que forem selecionados terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um data scientist (cientista de dados), além de desenvolver um projeto de tecnologia, fazendo a aplicação das técnicas de machine learning, Internet das Coisas ou ainda de inteligência artificial, sendo orientado por engenheiro de dados e também cientistas.

O diretor do DataLab do Serasa, Marcelo Pimenta, afirmou que o programa é uma oportunidade grande para a troca de experiências e integração entre os profissionais experientes e estudantes da área de inovação e tecnologia. Ainda disse que o programa espera conhecer estudantes interessados e motivados em aproveitar suas férias buscando aprendizado e colocando em prática a teoria aprendida dentro da sala de aula.

Uma oportunidade nova

O estudante, além de ter uma experiência que o adentra ao universo de desenvolvimentos, análise de dados e também de inovação, ao decorrer das suas atividades no estágio, pode também se destacar no programa SummerLab e assim acabar recebendo um convite para fazer parte da equipe do laboratório.


Na edição ocorrida no ano de 2017, o estudante Otávio Vasques acabou sendo selecionado graças ao empenho excelente que demonstrou e foi contratado para o cargo de Data Scientist Analyst no DataLab. O estudante formado pela USP no curso de Física disse que teve a chance de adquirir experiência e aprender coisas diferentes, tendo contato com novas tecnologias novas e profissionalmente desenvolver projeto. Disse ainda que o DataLab possui diversos projetos das mais variadas naturezas, existindo assim uma relação de troca de conhecimento, sempre os expondo a novas oportunidades.

Sobre o Datalab

O laboratório da Serasa fica situado na Zona Sul da cidade de São Paulo, na Vila Olímpia e faz parte de uma estratégia da empresa de oferecer para seus clientes ao redor do mundo todo inovações focadas em novas fontes de dados e análise deste, fazendo uma combinação entre os algoritmos de inteligência artificial com a aplicação de técnicas modernas e também as tradicionais. O DataLab possui especialistas que atuam como engenheiros e cientistas de dados, entre outros profissionais que focam no desenvolvimento de soluções e fazem uso de tecnologias de inteligência artificial e de big data para realizar transformações transformar de ideias em atitudes, buscando o benefício e a satisfação de seus clientes.

O DataLab do Brasil trabalha com a colaboração dos laboratórios das cidades de Londres e de San Diego, além de contar com unidades de serviços e negócios da Serasa Experian. O laboratório conta com uma própria infraestrutura tecnológica, tanto on premisse quanto cloud, buscando oferecer um ambiente inovador e seguro para todos seus clientes.

FILIPE R SILVA