Programa Jovens Valores 2018 – Vagas de Estágio no Espírito Santo

  

  

Governo do Espírito Santo oferta 3.292 vagas de estágio.

Quem está em busca de um estágio, precisa saber que o Governo do Estado do Espírito Santo está com 3.292 oportunidades no seu Programa Jovens Valores, responsável por recrutar estagiários para atuação nos mais diversos órgãos que participam da Administração Pública Estadual. Portando, essa é a sua grande chance de participar e entrar em um mercado de trabalho que oferece uma carreira de sucesso.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o processo de seleção? Nós te damos as dicas que você precisa saber para não ficar de fora. Vamos a elas.


Quais os pré-requisitos?

Podem participar do programa os aluno que estiverem cursando o nível médio, técnico ou superior. Para os que estiverem no ensino médio, esses precisam estar matriculados e frequentando a escola, com idade mínima de 16 anos ou mais. É importante que o candidato não esteja empregado.

Já para o nível técnico e superior, os participantes precisam estar matriculados e frequentando o ensino regular, valendo as instituições reconhecidas e oficiais de ensino superior ou de educação profissional que estejam vinculadas à estrutura do ensino público ou o particular. Também é necessário ter idade mínima de 16 ou mais e não ter qualquer vínculo empregatício.

Porque e como faço para me inscrever?

O Programa Jovens Valores é uma oportunidade única de aprendizado na prática e dentro de um ambiente no qual você convive com outras realidades e com profissionais experientes. Com isso, você adquire a experiência necessária para fomentar o seu currículo.

  

Sendo assim, quem quiser se inscrever, precisa primeiramente ter um e-mail que seja válido e os documentos pessoais como carteira de trabalho, CPF e carteira de identidade em mãos. Além desses, é preciso o comprovante de renda e de endereço e garantir que não existe vínculo com outro emprego.

As inscrições podem ser feitas pelo site do processo, no endereço eletrônico http://www.jovensvalores.es.gov.br. Em caso de primeira inscrição, basta selecionar “É minha primeira inscrição” e, após, em “Fazer Inscrição”. Basta informar o seu CPF e clicar em “Próxima Etapa”, preenchendo o cadastro para acesso. Na sequência, você precisa confirmar o envio do Acesso Cidadão por meio da mensagem enviada diretamente no seu e-mail. Clique na mensagem que, automaticamente, você será direcionado para a página novamente.

Aperte na opção “Jovens Valores” para entrar na página de inscrição, preencha o cadastro e salve todas as informações, aguardando a confirmação para inscrição. Feito isso, você já está participando.

Quem já estiver inscrito no programa por ter participado, por exemplo, de edições anteriores, pode selecionar a opção “Quero me inscrever novamente”, clicando em “Fazer Inscrição”. Basta após digitar o número do CPF e a senha cadastrada, apertando em “Entrar”. Veja se as informações estão corretas e salve-as. Após, é só aguardar a confirmação por e-mail.

Vale ressaltar sobre a validade das inscrições. Essas sempre são válidas até a abertura de um novo edital. Sendo assim, quando isso ocorre, é preciso reenviar a sua participação, não ocorrendo essas automaticamente.

Sobre a seleção do Programa Jovens Valores

A classificação dos candidatos ocorrerá por meio da compatibilidade das vagas com o perfil de cada candidato, seguindo critérios socioeconômicos. Sendo assim, serão pontuados aqueles que participam de algum programa social do governo, como o Medidas Socioeducativas, Bolsa Família, entre outros. Além disso, são levados em conta os moradores de bairros que são acompanhados pelo Programa de Ocupação Social, sob responsabilidade do Governo do Estado.

Não bastasse isso, são pontuados: candidatos oriundos de escolas públicas (ensino médio) e de instituições privadas, que tenham sido contemplados por bolsa de cunho social e aqueles que ingressaram nas instituições públicas através de cotas (ensino superior).

A seleção ocorre da seguinte forma: no ato da inscrição, o candidato já participa do banco de usuários participantes do programa. Quando é criada uma vaga de estágio, são listados aqueles que possuem um perfil mais compatível com a oportunidade. A classificação ordenada dos participantes atende os critérios socioeconômicos (programas sociais e renda familiar), por meio do Sistema de Gestão de Estágio.

Uma vez selecionado, o estudante é convocado para um processo seletivo por e-mail e telefone. Por isso a importância de manter a sua ficha de inscrição e seus contatos sempre atualizados.

Se você tiver alguma outra dúvida sobre o programa, basta saná-las no mesmo portal disponibilizado para a inscrição. Lá constam as perguntas mais frequentes e, também, uma ficha para o contato “Fale Conosco”.

Por Kellen Kunz